Nós da Primeirissima Infância é um programa de formação continuada voltado a professores, coordenadores e diretores de educação infantil que trabalham com crianças de 0 a 3 anos, tendo como referencial teórico-pedagógico a Abordagem Pikler, a Pedagogia Waldorf, Neurociência, a Biografia Humana e a Pedagogia Social. A Abordagem Pikler é uma pedagogia para crianças de 0 a 3 anos que foi desenvolvida pela pediatra húngara Emmi Pikler, seus princípios fundamentais são a valorização do vínculo entre cuidador e/ou mãe e bebê; o reconhecimento e o respeito à individualidade de cada bebê; a promoção da autonomia através da liberdade de movimentos e do brincar livre; e o respeito ao tempo e espaço necessário ao desenvolvimento saudável. A Pedagogia Waldorf propõe uma educação baseada na imagem do ser humano integral, enfatizando o quanto o calor do acolhimento proporciona saúde física, psíquica e cognitiva, reconhece o valor da Primeiríssima Infância e as consequências dos três primeiros anos na vida adulta, sendo a base estruturante para o desenvolvimento da biografia do ser humano como um todo. A Pedagogia Social, como uma vertente da Antroposofia, base da Pedagogia Waldorf, oferece ferramentas para aprimorar a interação e a cooperação em grupos. A Neurociência traz compreensão do desenvolvimento infantil e dos seus múltiplos fatores determinantes que, em parte, confirmam cientificamente os conceitos e premissas da Antroposofia. Objetivo Sensibilizar gestores,coordenadores, professores e auxiliares de instituições de Educação Infantil para a compreensão da importância da Primeiríssima Infância para o desenvolvimento integral do ser humano, por meio de proposta inovadora com instrumental teórico e prático, atendendo, assim, suas necessidades pedagógicas e sociais. Público-alvo: Instituições públicas ou privadas que atendem crianças de 0 a 3 anos.  Carga horária O curso contempla encontros on-line síncronos e encontros presenciais, totalizando 50 horas.  A formação continuada é dividida em 4 módulos, abordando os seguintes temas. 

Os temas são trabalhados por meio de grupos de reflexão, dinâmicas, relatos de experiências e exposições teóricas.