Em junho de 2011, quando o programa Infância Vivenciada – Primeira Infância estava para nascer, iniciei a busca por um nome que fosse significativo, pouco usual e apropriado para a empresa que seria parceira do programa e que abarcaria a parte organizacional.

Em julho daquele ano, meu irmão me convidou para participar de uma jornada de aprendizagem, seria uma semana hospedados em um barco-casa subindo dia e noite pelo rio Negro. Lá fomos nós, meu esposo, meu irmão e outras 15 pessoas aproximadamente. Visitamos aldeias ribeirinhas, entramos em contato com escolas, professores, alunos, famílias, quando, finalmente, visitamos uma aldeia indígena.

Lá, conheci um menino de 7 anos, que me ensinou a brincar com um pião que ele mesmo tinha feito com um coquinho chamado tucumã. Ao seu lado, estavam sua mãe e sua irmã de aproximadamente 4 anos, cujo nome era Maiana.

Perguntei à mãe o que significava o nome de sua filha: Maiana. Ela, prontamente, respondeu que o nome era originário do Nheengatu (língua indígena dos povos do Amazonas e quer dizer língua boa). Respondeu, também, que achava o nome da filha muito bonito e que significava "empurrar" -  ainda fez um gesto com a mão direita apontando ao longe  - e me explicou: "quando quer que vá forte para frente", então, eu interpretei como "impulsionar para adiante com vigor, para o futuro".

Naquele momento, descobri o nome que procurava - Maiana - em meu coração tudo fez sentido: o nome passou a ter um propósito em si, que era "impulsionar a educação com vigor". Então, em julho do mesmo ano, foi fundada a Maiana Educacional, que, durante 8 anos, apoiou o Infância Vivenciada – Primeira Infância.

Neste momento, ao resgatar essas imagens, agradeço pelo encontro com a menina Maiana e sua família, agradeço à infinita sincronicidade do universo que nos faz encontrar o que procuramos envoltos em forças maiores que apontam caminhos, sempre em sintonia com o tempo certo. Daqui para frente, Maiana será o nome de nosso Instituto: Instituto Maiana de Ampliação Pedagógica e Social. Muito obrigada aos que vieram antes, aos que estiveram lado a lado e aos que estarão no futuro!

29/10/2019
por Rosemeire Laviano para todos NÓS, equipe do Instituto