Nós da Primeira Infância é um programa de ampliação pedagógica e social para professores, diretores, coordenadores pedagógicos e demais educadores de instituições de Educação Infantil da rede pública direta ou conveniada/parceira, de assistência social e escolas comunitárias que trabalham com crianças de 0 a 7 anos. O programa oferece saberes e ferramentas capazes de contribuir para o aprimoramento da prática pedagógica, orientada para o desenvolvimento infantil saudável, propiciando o protagonismo consciente do educador. História O Nós da Primeira Infância tem suas origens no programa Infância Vivenciada, voltado para humanização e melhoria das práticas pedagógicas da Educação Infantil, lançado em 2006 na Aliança pela Infância no Brasil, por iniciativa da Sra. Ute Craemer. Conduzido, primeiramente, por Patrícia Gimael e Selma Aguiar, ganhou, em 2011, sob a coordenação de Rosemeire Laviano, foco em educadores que atuam com crianças de 0 a 7 anos, tornando-se Infância Vivenciada-Primeira Infância. A mesma equipe pedagógica conduziu e aprimorou este programa de 2011 até a fundação do Instituto Maiana, em 2019, quando passou a ser denominado Nós da Primeira Infância. Em 3 anos de existência, o Nós da Primeira Infância, vem beneficiando, diretamente, mais de 500 educadores e, indiretamente, 36.000 crianças em São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e outras localidades. Propósito O propósito deste programa é atender à necessidade de professores da Educação Infantil que buscam novos conteúdos e práticas para suas ações pedagógicas, dialogando com os desafios diários em sala de aula. O programa é desenvolvido por meio de um curso estruturado em 8 módulos, em formato híbrido, com aulas on-line interativas, aulas gravadas e encontros presenciais, totalizando 130 horas.

São oferecidas, ao longo do curso, atividades para o aprimoramento das habilidades artísticas, tais como música, trabalhos manuais e brincadeiras, que contribuem para o desenvolvimento pessoal e auxiliam significativamente na prática pedagógica E, para valorizar o professor como ser humano, o programa conta, também, com aulas que discorrem a respeito dos laços sociais, como gestão de pessoas e as relações entre a equipe de trabalho, a instituição e a família. Com o intuito de valorizar a primeira infância como período de amadurecimento, de aquisição de habilidades e aprendizagens pela imitação e experiência, o programa tem como base de sustentação 3 pilares e 4 eixos:

Formato: Aulas semanais interativas on-line, aulas presenciais em determinados sábados para realização de oficinas práticas, vivências, trocas pedagógicas e visitas à Jardins de Infância de Pedagogia Waldorf, além da execução, ao longo do curso, de trabalhos manuais e atividades complementares, inclusive com a utilização de textos e aulas gravadas